Onde vamos estar a seguir

GR11/09 - Rota Vicentina

Boas pessoal, ora ai está mais um épico em andamento... Ainda sem data marcada, deixo-vos o filme para aguçar o apetite...

A Rota Vicentina é uma grande rota pedestre no Sw de Portugal.  Formada pelo Caminho Histórico que liga Santiago do Cacém ao Cabo de S. Vicente e pelo Trilho dos Pescadores que liga Porto Covo a Odeceixe, totaliza mais de 350 km para percorrer a pé, ao longo de uma das mais belas e bem preservadas zonas costeiras do sul da Europa.

O percurso encontra-se integralmente sinalizado entre Santiago do Cacém e Odeceixe (Caminho Histórico + Trilho dos Pescadores). No terreno, falta ainda a colocação dos painéis informativos em cada localidade. Ao todo são 216 km dos mais de 350 km que formam a RV. Pode descarregar todos tracks GPS do Alentejo e o folheto informativo do projecto em www.rotavicentina.com.

Numa aposta unânime entre agentes públicos e privados da Costa Alentejana e Vicentina, o projecto pretende afirmar esta região como um destino europeu de Turismo de Natureza, oferecendo uma infra-estrutura transversal que promete viabilizar o usufruto de um dos mais belos trechos pedestres do país e da Europa. A homologação internacional do Caminho Histórico permitirá integrar a GR11, que liga Sagres a S. Petersburgo, percorrendo toda a Europa e integrando os Caminhos de Santiago.

Para além da sinalização do percurso, o projecto prevê uma forte campanha de sensibilização das populações locais para a importância de um projecto estruturante como este para um desenvolvimento mais sustentável, e também para incentivar a criação de projectos complementares e de suporte.

Para além da associação de turismo Casas Brancas, que engloba 60 empresários locais, o projecto conta com a parceria da Associação Almargem, que assumirá a implementação do projecto a sul de Odeceixe, e também dos Municípios de Santiago do Cacém, Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo, o ICNB, Polis Litoral Sudoeste, as Entidades Regionais de Turismo do Alentejo e do Alentejo Litoral, entre outras entidades.

Para além do site de lançamento, folheto informativo e vídeo promocional, está a ser preparado um mapa detalhado do percurso à escala de 1:55.000, um guia de campo e um site com todas as informações úteis para usufruir em pleno da Rota Vicentina. Para que possa desde já começar a caminhar, explore o nosso blog, onde encontra informação útil para descobrir os caminhos do Alentejo. Prevemos que até final de Fevereiro de 2013 a Rota Vicentina possa estar concluída em todo o seu traçado, até ao Cabo de S. Vicente.

Fazemos votos que seja este o primeiro de uma série de investimentos de usufruto sustentável da natureza e desta magnífica região que é a Costa Alentejana e Vicentina.

O Mapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário